quinta-feira, 7 de maio de 2015
ESQUERDA OU DIREITA; QUAL É A SUA?
Em síntese:
A Esquerda Política é aquela que favorece o controle estatal da economia e a interferência ativa do governo em todos os setores da vida social, colocando o ideal igualitário acima de outras considerações de ordem moral, cultural, patriótica ou religiosa.
A Direita Política favorece a liberdade de mercado, defende os direitos individuais e os poderes sociais intermediários contra a intervenção do Estado e coloca o patriotismo e os valores religiosos e culturais tradicionais acima de quaisquer projetos de reforma da sociedade.
De uma forma generalizada e superficial, os de direita dão ênfase ao liberalismo econômico e na eficiência da economia, enquanto os esquerdistas possuem seu foco nos valores da igualdade.
O fato de ser da direita ou da esquerda é algo relativo e não permanente, uma vez que um partido, por exemplo, pode estar de um lado em um momento e de outro em outra instância, agindo conforme um jogo de interesses. Por isso, muitos consideram estas definições simplificadoras e enganosas, uma vez que os valores de cada grupo podem se tornar bastante contraditórios.
Eu creio realmente que falta no Brasil é honestidade intelectual. Houve uma errônea rotulação de que esquerda é boa e direita má, e foi alimentado durante o regime militar através do marxismo cultural, que tanto entorpeceu a mente dos universitários, gerando uma constante e injusta polarização de apenas um lado, isso sem contar que há muitas mentiras e difamações que foram exploradas pela extrema esquerda gerando um mercado de publicações tendenciosas e falsas.
Em algumas partes da imprensa, rotulam os opositores do atual governo como PIG (Partido da Imprensa Golpista), e, é claro, utilizando a mentira para impor mentiras que se tornam aceitáveis a quem não quer entender o outro lado da história, seja por oportunismo ou por falta de informação.
"A democracia no Brasil ainda está doente, como mostram mais uma vez as últimas eleições Presidenciais, disputadas, palmo a palmo, por três candidatos apenas de esquerda (Dilma, Marina e Aécio), mas para curá-la não há dúvida de que é preciso primeiro saber identificar a doença".
AFINAL, QUAL SUA TENDÊNCIA POLÍTICA?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário