sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O FENÔMENO DO CRESCIMENTO DA DIREITA!



Em 2014 a direita brasileira como um todo voltou a crescer no Legislativo, revertendo o movimento de queda constante do número de representantes que se observava na Câmara dos Deputados desde 1998. Em 2010 os partidos conservadores ganharam 36,3% das cadeiras; em 2014, 43,5%. Esse fenômeno, que não é exclusivo do Brasil, instiga a compreender suas agendas (programas), sua força eleitoral (votos) e suas bases sócio-políticas (o perfil social dos seus candidatos).

Ela possui uma postura política que conserva elementos da velha direita como o (neo) liberalismo como modelo econômico e preceitos morais tradicionais. Por outro lado, essa direita ideologicamente renovada reconhece e aceita as vantagens políticas das políticas sociais implementadas pela esquerda, ao mesmo tempo que procura cortar qualquer fio que a ligue ao regime ditatorial-militar apoiado pelos partidos da velha direita.


Os partidos da nova direita seriam fundamentados na “liberdade de mercado”, o que os separa da agenda dos partidos de esquerda. Enquanto a esquerda defende historicamente maior intervenção do Estado na economia, a direita sempre esteve associada ao discurso em defesa do mercado. Desse ponto de vista, os novos partidos não apresentam novidade em relação à direita tradicional. Por outro lado, há uma manifestação de apoio à democracia.


Há que se considerar, portanto, que a direita tem atraído cada vez mais esses perfis de líderes que já contam com base eleitoral formada. Por outro lado, é importante observar que é na nova direita, composta majoritariamente por micro e pequenos partidos, que os trabalhadores passam a ganhar terreno. Na medida em que o sistema partidário distribui os políticos de carreira pelos partidos estabelecidos, é na nova direita que os trabalhadores encontram abertura para lançarem suas candidaturas. 




Em síntese: 


A Esquerda Política é aquela que favorece o controle estatal da economia e a interferência ativa do governo em todos os setores da vida social, colocando o ideal igualitário acima de outras considerações de ordem moral, cultural, patriótica ou religiosa. 

A Direita Política favorece a liberdade de mercado, defende os direitos individuais e os poderes sociais intermediários contra a intervenção do Estado e coloca o patriotismo, a família e os valores religiosos e culturais tradicionais acima de quaisquer projetos!



VAMOS À DIREITA BRASIL!


Fonte: Revista Brasileira.

Um comentário:

  1. No dia 15 de novembro vamos todos mostrar que queremos a nossa casa de volta e faremos a Intervenção Civil para defender o nosso Brasil e assim colocar ordem na casa juntamente com nossas FFAA. Acorda povo brasileiro, o Brasil nos chama para libertá-lo das garras dos inimigos traidores, corruptos e ladrões. O Impeachment só serve para confirmar a permanência deles no poder. Os políticos que se dizem favoráveis à intervenção usam os patriotas iludidos para engrossar as suas manifestações financiadas através dos movimentos MBL, Revoltados on Line e Vem pra Rua. Nenhum deles aparece nos grupos puramente intervencionistas. Será por quê? Não interessa a eles, que não querem largar a teta da Mãe Pátria. Se desejassem mesmo uma limpeza da casa, se uniriam aos patriotas. Nós é que seremos os verdadeiros salvadores do Brasil...

    ResponderExcluir