terça-feira, 13 de agosto de 2013

SOBRE O PAPA FRANCISCO






MAIS UM BELO DISCURSO DESTE QUE SEM DUVIDA É UM DOS ÚLTIMOS CAUDILHOS VIVOS: 

Pedro Simon- "Mobilizações populares e visita do papa são marcos históricos"

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) apontou as manifestações populares nas ruas e a visita do papa Francisco ao Brasil como marcos importantes na história recente do país. Em pronunciamento, nesta terça-feira (13), ele ressaltou a ocorrência dos dois eventos, praticamente no mesmo período, e afirmou que houve uma "simbiose entre o desejo de um povo e a pregação de um papa".

– Foi eleito um papa com uma homilia mais próxima do povo, longe do silêncio das sacristias, tal e qual a proximidade que esse mesmo povo agora exige dos gabinetes que também pareciam, até aqui, ditar dogmas e construir sacrilégios – disse.

Simon lembrou que há mais de 20 anos não se via tamanha mobilização popular e destacou que as grandes mudanças políticas e as grandes mudanças institucionais dos últimos tempos só foram possíveis com a pressão das ruas, na luta por eleições diretas, pela anistia e pela ética na política.

O parlamentar disse que o papa prega a "cultura do encontro e do diálogo" e o povo quer participar da construção do seu destino.
– O povo cansou das decisões impostas de cima para baixo, de dentro para fora, decididas e refrigeradas nos gabinetes, quase sempre para atender a interesses individuais e de grupos, que sempre gravitam em torno do Poder – afirmou.

Simon também ressaltou que o papa quer o fim da "globalização da indiferença" e o povo quer cidadania e que todos tenham lugar na mesa de decisões. Em uma analogia, o senador disse que o papa quer todos juntos na mesa de comunhão, ainda que seja "com muito mais água no feijão".

– Não é à toa, portanto, que o papa pôde andar no meio do povo de coração e vidros abertos – resumiu.

Segundo o parlamentar, Francisco – tanto o pontífice quanto o santo do mesmo nome – ensinou que não bastam as mudanças na estrutura da Igreja, é preciso que sejam adotadas novas atitudes. Para o senador, o mesmo se dá na política. Ele destacou a prisão do presidente do Banco do Vaticano como uma demonstração importante da postura correta do papa.

Simon concluiu o discurso exaltando a Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro, evento que considerou "uma das semanas mais bonitas da história da humanidade moderna"

Agência Senado
13/08/2013


Postado por meu competente amigo de Pontal do Paraná, Ercio Weschenfelder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário