Governos petistas colocaram o Brasil à beira do abismo, dizem os economistas... e então, quem, competente, vai querer assumir o ministério da Fazenda?
Não não existe nenhuma disputa pelo Ministério da Fazenda... Para enfrentar essa terrível herança maldita de 12 anos de PT não tem nenhum economista competente e sério interessado!
Como o IBGE divulgou no final de agosto, a economia brasileira está oficialmente em recessão. Já são dois trimestres seguidos de encolhimento da economia, e é isso o que configura aquilo que os tecnocratas chamam eufemisticamente de "recessão técnica".
Só que a real situação é ainda pior do que esses números sugerem.
Aqui uma pequena coletânea de notícias que dão um panorama geral da situação:
Bate recorde o número de empresas inadimplentes, diz Serasa
No entanto, a taxa oficial de desemprego segue baixa. E essa baixa taxa de desemprego é a única resistência do governo. É ao baixo desemprego que o governo recorre sempre que quer se defender e mostrar, pelo menos, um lado positivo de suas políticas.
No entanto, ainda assim a taxa de desemprego no Brasil continua em seus menores níveis históricos.
Isso porque o Brasil está hoje vivenciando um fenômeno lamentável: a geração nem-nem, e o que gente vê aqui é a redução da desocupação em função do aumento da inatividade. Então não houve aumento do número de postos de trabalho. O que houve foi aumento das pessoas que passaram para a inatividade!
Ou seja, nada menos que 20% da população em idade de trabalho não estuda, não trabalha e nem procura emprego.
REAGE BRASIL!
Fontes: IMB, O Estado de São Paulo e Folha Política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário