sexta-feira, 22 de maio de 2015

BNDES - EXIGIMOS QUEBRA DE VETO JÁ!


A presidente Dilma Rousseff vetou nesta sexta-feira, a emenda aprovada no Congresso que previa o fim do sigilo nos empréstimos e financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Considerado uma derrota para o governo, o texto havia sido incluído pelos senadores da oposição na Medida Provisória que liberou o repasse de 30 bilhões de reais do Tesouro para o banco de fomento. A decisão da presidente foi divulgada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

Nos últimos anos, levantou-se suspeitas sobre os empréstimos do BNDES concedidos com juros subsidiados, bem abaixo do mercado, ao grupo JBS-Friboi, à construção do Porto de Mariel, em Cuba, e a investimentos aplicados em Ditaduras na África, para citar apenas alguns exemplos.

Mas me digam: em que a revelação das condições de concessão de empréstimo do BNDES afeta a segurança nacional? De que modo os interesses do país passariam a correr riscos? Quem, a esta altura, senão os petistas, querem manter sigilo sobre o financiamento do porto de Mariel, em Cuba, por exemplo? E quer mantê-lo por quê?

Nós arcamos com o custo BNDES. Todos os brasileiros, na prática, são financiadores das operações do banco em Cuba, em Angola ou na Venezuela. Por que não temos o direito de saber?
Os presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), respectivamente, demonstraram a intenção de elaborar um projeto que amplia o controle do Congresso sobre as estatais. Seria, consta, uma espécie de Lei de Responsabilidade Fiscal para as empresas públicas, que estariam obrigadas a detalhar projetos, investimentos, gastos etc. Que se faça já!
Os parlamentares brasileiros precisam derrubar o veto dessa Presidente dissimulada e mentirosa  para que se possa ter acesso aos fictícios e fraudulentos contratos de financiamento para apadrinhados e de ditaduras na América Latina e África.

O Congresso  derruba o veto, ou mostra que também tem interesse no sigilo! Precisamos repassar aos líderes dos movimentos sociais, para incluir nas reivindicações do dia 27/05,  já que o congresso tem o mal hábito de só atender aos interesses da Nação Brasileira na base da pressão popular!
No BNDES o dinheiro foi jogado no lixo ideológico e na corrupção. O Congresso deveria interpretar o gesto de Dilma como declaração de guerra!


REAGE BRASIL - QUEBRA DO VETO JÁ!

Fontes: O  Estadão e Revista Veja.

Um comentário:

  1. Íntegra da representação contra "filha Dilma P..."

    http://static.psdb.org.br/wp-content/uploads/2015/05/representacao260515.pdf?utm_source=PSDB+-+Imprensa&utm_campaign=1a29060175-TESTE_1_2014_05_31&utm_medium=email&utm_term=0_e5f46d9bc7-1a29060175-184709373

    ResponderExcluir