quinta-feira, 13 de junho de 2013

É TUDO ORQUESTRADO!




"De uma semana para cá, em São Paulo, no Rio e diversas outras  capitais, assistimos grupos numerosos de populares ganhando as ruas para protestar contra o aumento nas tarifas dos transportes coletivos.

Seria até saudável essa manifestação em defesa do interesse da maioria que não dispõe de carro particular e tem seus salários congelados enquanto sobe o preço de tudo. Faz parte da democracia o direito de protestar.
                                                           O problema é que os protestos terminam, ou até começam,  com depredações no comércio e em estabelecimentos públicos, como estações de metrô e rodoviárias. Ônibus são queimados, a polícia é obrigada a intervir com bombas de gás lacrimogêneo, sprays de pimenta, cassetetes e prisões aos montes.

Dificilmente essas manifestações acontecem de graça, espontaneamente. São orquestradas. Paranóias à parte, obedecem a um comando central.

Como os comunistas já foram para o espaço, não dá para utilizar a ultrapassada cantilena do “perigo vermelho” ou do “ouro de Moscou”. Nem mesmo os anacrônicos e  empedernidos defensores do regime militar  ousariam levantar a hipótese.

Mas alguma trama se desenvolve, seguindo execrável planejamento. Será o crime organizado, reagindo à ação do poder público que aperta as tenazes contra o tráfico de drogas? Ou os descontentes com os rumos do governo Dilma?  Afinal, a perturbação da  ordem  só prejudica a autoridade pública. Nos tempos do Lula essas explosões reduziram-se ao mínimo. Estariam suas viúvas fornecendo munição para obstar a reeleição da presidente?  Fantasias de vez em quando se corporificam, mas, mesmo assim, seria um absurdo imaginar companheiros  dando tiros no pé.

Permanece a dúvida, sem que se afaste a possibilidade da rebelião dos aflitos, numa sociedade onde muitos melhoraram de vida, ascendendo de classe, mas ainda permanecem legiões de  miseráveis sem outra alternativa senão destruir o mundo que os discriminou.

Deve cuidar-se o governo. Essas convulsões, se não sabemos sequer como começaram, de que forma imaginar como terminarão? Com todo o respeito e sem qualquer ilação teológica,  é preciso descobrir logo qual o Espírito Santo que inspira e coordena  os excessos e exageros dos protestos atuais. Tomara que sejam os traficantes, porque supor outras forças acima deles dará um nó dos diabos na sociedade organizada. "     

 De minha parte, concordo com o texto de Carlos Chagas (acima), e acrescento que também acredito de interesses das "viúvas" de Lula em tumultuar para o retorno "triunfal" do ex-Presidente em 2014!  Será que tem ingênuos que pensam que essas manifestações são realmente para reduzir valores que estão congelados há 2 anos? Que a depredação com mascarados e camisetas vermelhinhas são de pessoas preocupadas com o povo?


Estamos de Olho!




Um comentário: