sexta-feira, 12 de abril de 2013

BINGOS - LEGALIZAÇÃO




Muito já se falou sobre a legalização dos bingos em território nacional.
Constantemente são veiculadas matérias denunciando máquinas em fundos de estabelecimentos comerciais, a dura vida de ludopatas (assim chamados os portadores do vício do jogo) que perderam tudo, crimes envolvendo jogo ilegais. Material parcial e oportuno, a serviço dos detentores do poder, igreja e outros interessados em manter a atividade na clandestinidade.
Poucas são as fontes formadoras de opinião que tratam a questão do jogo de forma imparcial, sem preconceitos.

É por isso que estamos aqui. Queremos aprofundar o nível da discussão. Lutamos para abrir os olhos da sociedade brasileira a um tema amplamente debatido mundo afora.

Não vamos negar os malefícios que o jogo pode trazer a vida de qualquer pessoa com alguma propensão obsessiva. Temos consciência que, assim como a bebida pode levar ao alcoolismo e um simples analgésico pode iniciar uma dependência, o jogo de bingo tem poder de trazer problemas ao indivíduo com tendências obsessivas.

A todos estes que portam alcoolismo, dependência química, ludopatia, e tantas outras formas nocivas de comportamento, desejamos que busquem o equilíbrio junto a entidades assistenciais, amigos e familiares.
Estudos indicam que apenas 1% dos jogadores de bingo possuem tendências obsessivas, muitas vezes associados com outros vícios. Esta é uma verdade que a mídia parece não dar importância, tratando todos os apreciadores do jogo como doentes.


Sobre o poder devastador do Bingo na sociedade, gostaria de deixar algumas perguntas abertas a reflexões. Tirem suas próprias conclusões.
Em maio de 2007, ao se proibir a atividade comercial de exploração de jogos de bingo através da Súmula Vinculante 2, 350.000 trabalhadores ficaram sem emprego. Isso sem contar com os que trabalhavam em empresas de apoio, como gráficas que imprimiam cartelas, serviços terceirizados, etc. Qual foi o prejuízo social que estas famílias sofreram e sofrem ao perder, para muitos, o trabalho mais qualificado que tiveram?

Outro ponto é a ligação comumente estabelecida entre Bingos e lavagem de dinheiro. Em uma situação de legalização, o governo teria capacidade de criar mecanismos de controle e fiscalização. Por que não há esse debate em torno de outras atividades hoje legalizadas, como estacionamentos, Mega Sena, Loteria e hotéis? Ou seja, a lavagem de dinheiro somente é proibida quando envolve atividade de Bingo?

Nosso país perde a oportunidade de reter pelo menos 1 bilhão de reais em nossa economia a cada ano que a atividade permanece proibida. Esse é o valor estimado que turistas brasileiros deixam anualmente em viagens de jogo nos países vizinhos, principalmente Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina, inclusive em toda a América, apenas dois paises condenam o jogo de Bingo legalizado: Cuba e Brasil...Será que todos os outros estão errados?
Isso sem falar do Bingo Online e dos cruzeiros, que vem ganhando popularidade neste público. As roletas começam a rodar sem impedimentos assim que a embarcação se distancia da costa.

Acorda Brasil! O jogo legalizado não deixaria espaço para grupos criminosos, geraria divisas ao país e empregos.

5 comentários:

  1. Concordo plenamente com seu artigo, meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia
    sou jogador de bingo e maquinas a muitos anos e acompanhei todo o processo que envolve a questão.
    Posso dizer que para mim o jogo foi devastador e ainda é pelo que sofro , no entanto para outros não foi ,isso depende do grau de envolvimento de cada um com o vicio ,e que fatores se associam a isso ,atualmente existem milhares de casas de jogos clandestinos no país ,a maioria acobertada por agentes publicos avidos por propinas como vemos nos noticiarios diariamente ,as maquinas lesam o jogador ao maximo pois pagam o minimo do minimo para enriquecer criminosos e pagar as propinas
    Infelizmente vivemos em um país governado por corruptos e um seviço publico muito aquem do que o cidadão merece , não sei se o estado fiscalizaria direito o jogo ,lembrando que loteria tb é jogo não de azar mais de quase impossibilidade total e funciona ,porém do jeito que está não dá mais ,realmente é preciso abrir o tema a sociedade e não a interesses de grupos prós e contra o jogo ,enquanto discutimos isso outros pontos de jogo estão sendo abertos e reabertos em todo país.

    ResponderExcluir
  3. Sempre joguei Bingo com muita responsabilidade, nunca gastei mais do que podia. Era uma verdadeira distracao sentar-me a mesa com amigas e tomar cafe, passava otimas tardes. Agora nao tenho o que fazer e nem mais amigos.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de saber por que alguns politicos e contra a abertura dos bingos?

    ResponderExcluir
  5. Espero que politicos de Florianopolis consigam ver a grande oportunidade de expandir o turismo com a abertura dos Bingos na cidade.

    Sou a favor da abertura dos Bingos.

    ResponderExcluir