segunda-feira, 15 de abril de 2013

RECORDE BRASILEIRO



Governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff bateram recorde na criação de ministérios 

Pode-se dizer que a década petista à frente do governo federal deixou como um de suas principais marcas o aparelhamento do Estado e o inchaço da máquina pública e na tentativa de atrair mais aliados para sua campanha à reeleição, a presidente Dilma Rousseff poderá criar em 2013 mais um novo ministério fechando em 40 o número de ministros do governo.

O Brasil possui atualmente 39 ministérios, para se ter uma ideia, a Argentina tem 16, o Chile, 22, e a Alemanha, quarta maior economia do mundo, 16.  e segundo levantamento 
do jornal O Globo, o contingente de servidores em 2012 passou de 809,9 mil para 984,3 mil.

Já os gastos com a folha de pessoal, que consumiam R$ 59,5 bilhões em 2002 e chegaram a R$ 154,5 bilhões em agosto do ano passado.

O vertiginoso crescimento do número de ministérios, para acomodar novos partidos da base governista, sindicatos e movimentos sociais, teve início no primeiro governo de Lula, que ao tomar posse fez o número de ministéros pular de 26 para 34.

Outro grande problema que acompanha o inchaço nos quadros públicos é o aparelhamento do Estado, já que em Novembro de
2012, o governo do PT conseguiu aprovar no Congresso a criação de mais 90 cargos comissionados ligados à Presidência da República...isso a  poucos dias após a deflagração da Operação Porto Seguro, que indiciou dez servidores públicos do alto escalão federal.

Isso não é apenas Uma Vergonha... É um caso de improbidade Administrativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário