segunda-feira, 22 de abril de 2013

EDUCAÇÃO À BRASILEIRA





Já a algum tempo, temos percebido falhas na educação brasileira. Alunos chegam ao ensino médio, sem saber interpretar um texto... Aspectos culturais-sociais contribuem para esse problema. A escola torna-se ponto de encontro para uma grande variedade de coisas:namoro, amizade, "zoação". Mas raramente é vista pela juventude como um lugar onde se estuda e se prepara para a vida. Portanto podemos dizer que a desvalorização do conhecimento em nossa juventude desvaloriza a função social do professor.

Menos de 10% dos professores das zonas rurais, que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, têm formação superior, contra 38% da área urbana. Os piores índices estão nas zonas Norte e Nordeste do Brasil.


Outra situação que requer definição da política pública é a remuneração do salário dos professores. Os dados do IBGE dizem que, considerando profissões com nível de formação equivalente, o magistério é aquela que oferece os piores salários.

Faltam bibliotecas, laboratórios de ciência e de informática em grande parte das escolas da rede pública da educação básica. Metade dos professores lecionam em escolas sem bibliotecas, quatro em cada cinco atuam em escolas sem laboratório de ciências, e três em cada quatro professores estão em escolas que não possuem laboratório de informática. A ausência de recursos didáticos é diferente entre as regiões, e isso dificulta o aprendizado, e ai acontece a decadência da escolaridade, e vem daí o que dizem que escola pública não presta.

 Não é interessante aos nossos governantes uma população intelectual que tenha um senso crítico ao analisar o governo. Hoje nossa juventude em conjunto com pessoas pouco esclarecidas e de parcos recursos  é usada como massa de manobra de governantes populistas. A maioria acha política uma coisa chata e consequentemente não se interessam nem um pouco. As consequências foram vistas nas últimas eleições, quando candidatos sem quaisquer qualificações, foram eleitos. Por isso, também, tão poucos investimentos na educação.

Temos que pensar mais na educação no Brasil. Temos que cobrar uma educação de qualidade, pois pagamos impostos excessivos  para termos acesso a serviços públicos de qualidade. O problema educacional também vem da mentalidade de nossa sociedade que não dá valor ao professor e consequentemente ao conhecimento.


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