domingo, 28 de abril de 2013

QUEM TE VIU...QUEM TE VÊ...




Já cantava Chico Buarque “quem te viu, quem te vê”, música que desde 2003 se tornou o melô do Partido dos Trabalhadores. Quem te viu, quem te vê PT. O partido nascido no combate à ditadura, em defesa dos “interesses do trabalhador brasileiro”, contra as opressões, contra as oligarquias, contra privatizações, contra os reacionários etc. Quem vê o PT hoje não pode acreditar que ele um dia foi o PT dos anos 80. Quem se lembra dos parlamentares petistas perseguidos pela ditadura militar – Lula inclusive – não esperaria que em Abril de 2010 o partido estaria apresentando  - aliados aos setores mais reacionários da política brasileira – o novo Pacote de Abril. É PT, quem te viu, quem te vê.


Já não se pode dizer, há muito tempo, que o PT defende os interesses dos trabalhadores, basta ver a forma como o dinheiro da poupança do trabalhador (FGTS) é tratado. O FGTS é usado para alimentar os cofres do BNDES para que o PT o use para financiar estádios, trem-bala e empresas específicas (e não setores-chave da economia). Somado à isso vem o renascimento da inflação, que de mentirinha já não tem nada. Quem mais sofre com a inflação é o trabalhador mais pobre, já que a queda do poder de compra se dá mais enfaticamente entre os mais pobres. Aluguel, alimentação e transporte sofrem uma inflação que em alguns casos chega a mais de 10% (ou mais de 100% no caso do feijão nesses 10 anos de PT). Isso é defender os interesses do trabalhador brasileiro PT?

Contra as oligarquias? Pois é, quem te viu, quem te vê PT. Aquele partido que apontava as oligarquias regionais – baseadas ainda no coronelismo – como fator de atraso da emancipação do povo brasileiro hoje tem como sustentação política o que há de mais podre na política brasileira: Collor, Renan Calheiros, Jader Barbalho, José Sarney, Blairo Maggi e outros. As oligarquias não são mais um mal a ser combatido, e sim uma importante peça de sustentação política. O PT também prostituiu esse ideal.

E as privatizações PT? Felizmente o partido acordou para o século XXI. Aquele mesmo partido que lutou intransigentemente contra todas as privatizações dos anos 90 sem se embasar em dados, mas apenas num discurso ideológico preso ao século XIX. O problema é que agora que o PT quer privatizar, o faz mal. O faz – como no caso dos aeroportos – utilizando dinheiro público do trabalhador via BNDES e obrigando as empresas a aceitarem a Infraero como sócio detentor de 49% das ações de cada aeroporto. Infraero essa que é uma estatal exemplar: exemplar na incompetência.

E o PT progressista? Onde foi parar? Quais foram os avanços nos direitos LGBTT promovidos pelos governos petistas nesses últimos 10 anos? E como explicar a aliança entre o partido e figuras pra lá de reacionárias já citadas anteriormente? Interessante notar que o mesmo PT que luta contra o pastor Marco Feliciano na presidência da CDHM (luta que eu também comprei) é o mesmo PT que aceitou o apoio do mesmo pastor em 2010 e o tem na sua base de governo. É o mesmo PT que rasgando a bandeira da ética indica mensaleiros condenados pelo STF para integrarem a mais importante comissão da Câmara: a CCJC. A aliança PT/João Campos para acabar com a autoridade do STF mostra o grau de amor aos reacionários que o PT chegou.

Por falar em João Campos e STF, cabe falarmos aqui do novo Pacote de Abril patrocinado pelo PT. Dois projetos que visam acabar de vez com a recente democracia brasileira. O primeiro deles a PEC que visa submeter as decisões do Supremo Tribunal Federal ao crivo do Congresso Nacional. O segundo deles o projeto casuístico e eleitoreiro que restringe a criação de novos partidos, tendo como foco a ex-senadora Marina Silva, que pode impedir que Dilma ganhe em primeiro turno (pelo menos essa é a lógica petista). De fato os petistas que lutavam contra a ditadura o faziam não por amor a democracia, mas com o objetivo de implantar a deles.

Vivemos em tempos de Rosemarys, em tempos de Mensaleiros, em tempos de PT. Vivemos o que há de mais pútrido na vida política nacional. Plagiando o canalha mor, nunca antes na história destepaíz tivemos um Congresso tão medíocre (ética e intelectualmente). O PT contribuiu muito para esse cenário, na verdade foi seu grande articulador. E articularam isso para que a população perdesse a fé na política, nas instituições e – por fim – na democracia como um todo. Dessa forma, ficaria muito fácil para eles golpearem o Estado de Direito e declararem-se – como todo bom marxista – salvadores da pátria ideologizada pela burguesia (hoje chamada pelo canalha mor de azelite), obviamente relacionadas com uma imprensa conservadora que só quer destruir a imagem dos grandes salvadores da pátria (daí a necessidade de se acabar com a liberdade de imprensa). A venezuelização do Brasil começou, resta saber se vamos deixar que ela ocorra ou se vamos por – já em 2014 – um fim à essa dilapidação do capital ético desse país. Resta saber: a oposição está cumprindo seu papel para por fim a essa hegemonia?


MATHEUS LEONE
Graduando em Ciência Política na Universidade de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário