sexta-feira, 19 de abril de 2013

MINHA CASA...MINHA VIDA?




 Senado aprovou nesta quinta-feira requerimento do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) para que o Tribunal de Contas da União (TCU) realize auditoria no programa Minha Casa Minha Vida, particularmente nos contratos com empresas que operam no âmbito do programa. O requerimento foi apresentado após o jornal O GLOBO ter revelado a existência de um esquema de fraudes por parte de empresas de fachada, algumas delas registrada no mesmo endereço e controladas por um grupo de ex-funcionários do Ministério das Cidades.

Um dos focos da apuração é a RCA Assessoria, empresa formada por ex-servidores do Ministério das Cidades. Donos da empresa teriam criado empresas de fachada para controlar parte da distribuição do financiamento e dos contratos do programa. Entres os sócios da RCA está Daniel Nolasco, que até 2008 era funcionário do Ministério das Cidades.

A empresa consegue ao mesmo tempo ser representante do agente financeiro, tocar construções e também medi-las e fiscalizá-las. Para isso, usa uma rede de empresas que os sócios e os funcionários registraram em seus nomes e cujos endereços ou são na sede da RCA, em São Paulo, ou na casa de parentes.

O programa, desde a sua criação, em 2009, tem demonstrado deficiências de todos os tipos como a falta de cumprimento dos prazos de entrega das obras e a baixa qualidade das residências construídas.

Pode ser mais uma Obra da incompetência e corrupção desse Desgoverno PeTista! Estamos de olho!

Partes de um texto publicado no Blog do Coronel.

2 comentários:

  1. ISSO É VELHO, VEJAM:
    Senhores representantes do MP, Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia-SEDUR.
    Mesmo sabendo dos prejuízos políticos que esta denuncia poderá trazer ao atual governo, acredito e confio na pessoa da governador Jaques Wagner, homem de bem e que não comunga com práticas lesivas à coisa pública, mais temos de nos livrar dos corruptos que infiltram-se em todos os governos e enganam a sociedade, honestidade está acima de tudo e os crimes que denuncio são os mais covardes que já vi, uma quadrilha formada por políticos, sindicalistas pelegos e empresários corruptos tirando o direito da moradia de milhares de famílias que vivem na miséria em nosso pobre estado.
    Falo do desvio de mais de treze milhões de reais que foram destinados para construção de 1857 casas populares através do programa habitacional do Governo Federal (PSH), onde funcionários, dirigentes da SEDUR, FETAG-Ba e empreiteiros se uniram para roubar o sonho da casa própria de milhares de famílias. A quadrilha é comandada pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano, Sr. Afonso Florence, seus assessores Adriano e Maria Lobão, Deputado Edson Pimenta, sócios da empresa CONSULTE Engenharia dentre eles o Vereador Américo da cidade de Mucugê, o advogado Jorge Ladrilha e o Engenheiro Sérgio que já é velho conhecido do MP por fraudes no IBGE. A ação desta verdadeira quadrilha inviabilizou a construção de 1700 casas que seriam construídas no interior da Bahia em cidades como Jaguararí, Bom Jesus da Serra, Iraquara, Planaltino, Jacarací, Serra Preta, Urandi, Maracás, Ituaçú, Conceição do Almeida, Esplanada, Morro do Chapéu, Vit. da Conquista, Seabra etc. Pude verificar indo a algumas destas obras que quase nada foi feito, em alguns locais só existe o terreno, outros escavações para alicerce, algumas com paredes a levantar, pedreiros e ajudantes sem receber pelos seus serviços, fornecedores sem receber pelas vendas de material de construção dentre outras irregularidades. Pelo percentual de recursos liberados comparando com o avanço físico das obras e o prazo de conclusão das mesmas (já expirado desde junho deste ano) cheguei à conclusão que é impossível entregar as casas. Na visita que fiz pude testemunhar em alguns municípios a revolta e desilusão das famílias que foram cadastradas e aguardam a entrega das chaves de suas casas, é muita reclamação e perguntas sobre o que está acontecendo.
    Senhores membros do Ministério Público Federal, pude gravar na sede da SEDUR uma conversa muito comprometedora entre donos da empreiteira CONSULTE, em que o Sr. Jorge Ladrilha sócio da empresa responsável pela construção das casas, ao ser cobrado pela conclusão das obras, falou em alto e bom tom que “não da para concluir as casas pois tivemos que repassar R$450.000 reais para o Secretário Afonso, seu assessor pediu para dividir entre ele e outra parte seria destinada ao Dep. Walter Pinheiro para pagamento de dividas da campanha de prefeito em Salvador, R$700.000 foram para o bolso do Dep.Edson Pimenta que arrumou a obra pra gente , enviamos uma parte para o pessoal dos Bancos, gastamos muito com a campanha política de prefeitos e vereadores, e ainda tive que arrumar a vida de diretores da SEDUR e FETAG, pagar dividas pessoais e de campanhas etc.,assim não sobrou dinheiro para compra de materiais e pagamento de mão de obra”, só faltou dizer quanto ele e seus sócios desviaram.
    Denuncio com a esperança de ver este bando nas barras da justiça e que algo seja feito para garantir a todas as famílias cadastradas o direito às suas casas, sei que estas pessoas moram em habitações precárias e não tem condições de comprar a sua casa própria. Este assunto já foi abordado por deputados na Assembléia Legislativa da Bahia e é bom que vocês saibam antes que a bomba estoure na mídia.
    Obs: Enviei ao MPF via correio, cópia das gravações.

    Obrigado pela atenção! Confio nas providências da Justiça!

    --- Em seg, 21/12/09, PoloSindical Polo Sindical escreveu:
    POSTADO EM 22/12/2009 - Touro Louco

    ResponderExcluir
  2. começou a começou a casa está no meio do caminho tinha mais 4 anos tem mais de 4 anos agente estava precisando da casa precisou tirar do nosso bolso para terminar a casa a gente agente vedeu televisão pra terminar

    ResponderExcluir