sexta-feira, 3 de maio de 2013

QUE PAÍS É ESSE?




Ao escutar a música “Que país é esse”, do Legião Urbana, inúmeras perguntas e algumas respostas surgem à cabeça:

"Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?"...


 A corrupção, tal como a violência, também foi banalizada. Entrou para o rol comum das coisas. Passou-se a conviver com o cleptomaníaco dos recursos públicos nas altas rodas da sociedade brasileira como se ele fosse o símbolo e o herói do progresso, admirado e bajulado por muitos.

O processo de corrupção no Brasil espalhou-se por todo o território nacional. Organizou-se em núcleos poderosíssimos que se locupletam a fartar. O nível de apropriação (roubo) de recursos públicos chegou a níveis inimagináveis.

Inexiste a alternativa proposta para quem é decente, para quem acredita no Brasil, para quem deseja realmente que o povo brasileiro saia da miséria em que vive ou da dependência das "esmolas públicas", também instrumento de corrupção política e eleitoral.

O trabalho é que enobrece o homem e a educação que resgata sua dignidade, independência e altivez.

Onde estão os "caras-pintadas", que ajudaram a depor um Presidente da República, converteram-se em "caras-de-pau? E a gloriosa UNE [União Nacional dos Estudantes], trincheira da luta por um Estado democrático, honrado e transparente, o MST [Movimento dos Sem-Terra], gestado pelas Ligas Camponesas, da luta por uma reforma agrária que deveria beneficiar exclusivamente o homem do campo, e as Centrais Sindicais, com as suas históricas mobilizações em defesa do direito do trabalhador e de uma república que pudesse honrar o sindicalismo brasileiro, que não vão à praça para protestar contra a corrupção? Estarão mamando também nas tetas governamentais?  Alguém duvida?

Nota-se claramente um sentimento de indignação e rechaço, não só contra a corrupção, mas contra a passividade do povo desse país em suportar tudo silenciosamente, como uma “boa esposa” que aguenta calada os mau tratos do marido. Especialmente, quando esses ladrões já não usam mais máscaras, tampouco revólveres para cometer seus atos, apenas o artifício da máquina pública.

É importante ressaltar que, muitos dos casos de suposta corrupção, são desconhecidos pela massa, uma vez que certas informações não são acessíveis, e muitos estão satisfeitos com as esmolas do Governo através de Bolsas eleitoreiras!

Não podemos mais conviver com isso. Basta! Acorde meu Brasil!





Nenhum comentário:

Postar um comentário